Da Redação
A mato-grossense Bárbara Reis, de 25 anos, atual Miss Universo Mato Grosso 2023, ficou em segundo lugar no Miss Universo Brasil, que aconteceu na noite de sábado (8), em São Paulo. O concurso foi vencido pela gaúcha Mari Brechane. Já a terceira colocação ficou com a paulista Vitória Brodt.
Pela primeira vez, em mais de 70 anos, o regulamento permite que mulheres casadas e com filhos participem do concurso. Elas têm entre 18 e 28 anos.
As participantes encararam diferentes etapas em busca da coroa. Inicialmente, elas foram apresentadas com trajes típicos de seus estados. Depois, ao vivo, desfilaram com trajes de gala e de banho.
Bárbara apresentou no palco do concurso um traje típico inspirado na população quilombola do Estado, nomeada de “Mucuache”.
“Mato Grosso é um dos poucos Estados do país que abriga comunidades quilombolas. Responsáveis por grande contribuição cultural, as comunidades representam resistência e força. Seja o Siriri e Cururu, o Rasqueado, o Congado, o traje faz uma alusão às cores e os encantamentos das danças típicas de Mato Grosso”, explicou.
Durante a coroação do concurso em Mato Grosso, ocorrido em maio deste ano, Bárbara contou sobre os abusos sofridos na infância. Ela foi violentada dos 8 aos 16 anos dentro de casa. Quando adulta, criou o projeto Desi (Descomplicando Educação Sexual Infantil), que busca, de forma educativa, falar sobre a prevenção e o combate à violência sexual na infância.
A Miss Universo Brasil 2023, Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, é estudante de Jornalismo e levou a 15ª coroa nacional para o Rio Grande do Sul.
O Estado lidera o ranking do concurso que tem 69 anos, seguido de Minas Gerais, com nove faixas, e de São Paulo e Rio de Janeiro, empatados com oito títulos cada.
Maria Eduarda representará o Brasil no Miss Universo 2023, que vai ser em El Salvador.