Um homem de Kentucky teve a surpresa de sua vida enquanto cavava em seu campo no início deste ano: um esconderijo de mais de 700 moedas da era da Guerra Civil Americana.
O “Grande Tesouro de Kentucky” inclui centenas de peças de ouro dos EUA datadas entre 1840 e 1863, além de um punhado de moedas de prata. O homem que descobriu o tesouro – cuja identidade e localização específica não foram reveladas ao público – disse que “essa é a coisa mais insana de todas: todas são moedas de ouro de $ 1, moedas de ouro de $ 20, moedas de ouro de $ 10”.
De acordo com a Numismatic Guaranty Co. (NGC), que certificou a autenticidade das moedas, e GovMint, onde as moedas foram vendidas, 95% do tesouro é composto por dólares de ouro, junto com 20 moedas Liberty de $ 10 e oito moedas Liberty de $ 20. A mais rara é a moeda Liberty de ouro de 1 onça de $ 20, de 1863. Apenas uma dessas moedas pode custar seis dígitos em leilão, e o Great Kentucky Hoard possui 18 delas.
O site da NGC observa que a moeda Liberty de $ 20, que circulou de 1850 a 1907, foi cunhada pelo Departamento do Tesouro depois que o ouro foi descoberto na Califórnia. As moedas Liberty de $ 20 no tesouro são ainda mais raras porque não incluem “In God We Trust”, que foi adicionado em 1866 após o fim da Guerra Civil.
Há rumores de que muitos homens ricos do Kentucky enterraram grandes somas de dinheiro para evitar que fossem roubados pela Confederação. James Langstaff deixou uma carta dizendo que enterrou $ 20.000 em moedas em sua propriedade em Paducah, William Pettit enterrou $ 80.000 em moedas de ouro perto de Lexington e soldados confederados em quarentena por sarampo supostamente roubaram a folha de pagamento e a esconderam em uma caverna em Cumberland Gap. Nenhum desses tesouros foi recuperado.