The news is by your side.

Ruínas do teatro do imperador Nero de 2 mil anos foram encontradas em Roma

0

 

Ruínas de um teatro particular pertencente ao imperador romano Nero, do século I d.C, foram desenterradas na capital italiana a poucos metros do Vaticano.

É o que sugere uma escavação realizada no pátio do Palazzo della Rovere, que revelou estruturas e decorações que poderiam ser os restos de tal edifício.

Daniela Porro, superintendente especial de Roma, disse esta semana que acredita-se que este achado “excepcional” seja onde Nero ensaiava poesia e apresentações musicais, um lugar mencionado em escritos romanos, mas nunca localizado até agora.

Os arqueólogos trabalham no local desde 2020 e dizem ter encontrado parte da seção de assentos em forma de hemiciclo, junto com colunas elegantes em mármore precioso e valioso, decorações refinadas em folha de ouro em estuque e guarda-roupas e cenários. A escavação, realizada em uma área delimitada dentro dos muros do grande palácio, localizado na Via della Conciliazione, a poucos passos da Praça de São Pedro, também rendeu outros ricos achados históricos. Isso inclui os possíveis restos do Horti di Agrippina – onde Calígula construiu um grande circo para corridas de cavalos – bem como vestígios de atividades medievais de produção e peregrinação e até mesmo artefatos do século XV.

Os pesquisadores disseram que estão particularmente entusiasmados por terem encontrado espécimes raros de taças de vidro medievais, potes de pão, moedas, pedaços de instrumentos musicais e pentes feitos de osso, “ferramentas” usadas para fazer rosários e pequenas insígnias cristãs medievais usadas nas roupas dos peregrinos.

A arqueóloga Marzia Di Mento, responsável pela escavação, disse que levará anos para estudar os achados. “Esta é uma excelente escavação, com a qual todo arqueólogo sonha… ser capaz de escavar nesta área historicamente rica e construída é tão raro”, disse à imprensa.

O trabalho ainda está em andamento para estudar, catalogar e analisar todos os achados antes que a área seja coberta para proteção e o grande palácio e jardim sejam restaurados à sua grandeza renascentista original.

As autoridades locais disseram que os artefatos serão exibidos e todos os achados da escavação serão colocados em um banco de dados público administrado pela cidade para aumentar a riqueza de informações coletadas sobre a vida em Roma ao longo dos séculos.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação