The news is by your side.

Fávaro é acusado de formar “cartel” de frigoríficos para exportação de carne

0

Da Redação

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que em março deste ano defendeu a presença dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, na comitiva que acompanhou o presidente Lula (PT) à China, foi acusado pelo deputado federal Coronel Alberto Fraga (PL-DF) de formar um cartel na escolha de frigoríficos brasileiros liberados para exportação de carne bovina.

“O que vou dizer aqui é um escândalo, é a comprovação de que nosso país do ‘toma lá, dá cá’ e que a corrupção está longe de acabar neste país. O Ministério da Agricultura está transformando a questão de exportação de carnes bovinas em um verdadeiro cartel”, disse Fraga durante discurso na Câmara dos Deputados, na semana passada.

Segundo o parlamentar, havia uma lista de 21 frigoríficos habilitados para exportar carne para China. Contudo, na lista aprovada por Fávaro constam apenas 13 nomes, sendo cinco desses do grupo Minerva Foods, que comprou recentemente 16 plantas da Marfrig.

“Eu tenho aqui duas listas de frigoríficos que foram habilitados para exportar carne para a China. A lista antiga, de frigoríficos que investiram muito para serem habilitados, tem 21 nomes. A lista aprovada ontem pelo ministro Carlos Fávaro, dos 21 ele tira 8 nomes. Dos nomes aprovados, 5 são da Minerva, que comprou recentemente 16 plantas da Marfrig. Ou seja, quem vai mandar no Brasil em questão de carne bovina continua sendo a JBS e a Minerva. Eles vão formando um cartel a olhos vistos e um monopólio que não pode existir”, afirmou.

O deputado ressaltou a dificuldade dos frigoríficos de médio porte e disse que convocará Fávaro para prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre os critérios utilizados na escolha dos frigoríficos.

“Estou entrando com requerimento convocando o ministro da Agricultura para explicar qual o critério que ele utilizou para escolher os 15 nomes para exportar carne para China. Não é normal, não é correto fazer com que vários frigoríficos que investiram pesadamente para ser habilitados, de uma hora para outra surgem fora da lista. Essa lista se arrasta por mais de dois anos sendo discutida, de repente Minerva aparece com 5 nomes nessa lista”, destacou o parlamentar. “É uma vergonha, um escárnio para não dizer que é corrupção ou vamos dizer que a escolha foi por meritocracia? Não. Foi por quem deu mais! A gente sabe como está funcionando a coisa”.

“E eu espero que quando o ministro chegar aqui tenha uma explicação plausível. Também vamos também convocar os donos de frigoríficos para explicarem o que está acontecendo aqui […] A JBS e a Minerva estão monopolizando o mercado no país e vão realmente comandar qual é o preço da arroba. Isso é um roubo, uma esculhambação e espero que o ministro tenha algo a falar a respeito disso”, finalizou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação