Da Redação
Várzea Grande avança para até o final de 2024, todas as suas 92 unidades escolares entre EMEBs e CMEIs estejam 100% requalificadas, ampliadas, reformadas e melhoradas. “Nossos esforços são no sentido de ofertar vagas para todos que desejarem estudar com qualidade nas instalações e no ensino praticado, condições dignas de trabalho para os profissionais do Ensino e a garantia aos pais de que seus filhos estão em boas mãos”, disse o prefeito Kalil Baracat ao inaugurar a requalificação, ampliação, reforma e melhorias da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Apolônio Frutuoso da Silva, mais uma quadra poliesportiva anexa e uma praça de lazer.
Com investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões em obras e mobiliário, a Escola Municipal de Educação Básica Apolônio Frutuoso da Silva, a Quadra Poliesportiva que fica anexo a unidade e uma praça de lazer, todos no Construmat, região do Grande Cristo Rei, foram entregues em solenidade comandada pelo prefeito Kalil Baracat e atenderá 500 alunos da Rede Pública Municipal, além de possibilitar uma maior interação com a população da Construmat e bairros adjacentes.
“Essas obras, assim como outras, que temos, desde 2021, sendo entregues a população, em todas as regiões de Várzea Grande, demonstram nosso compromisso com a Educação Municipal e com a qualidade de vida para a gente de nossa cidade”, disse Kalil.
Na ocasião, o prefeito anunciou ainda que, no próximo ano a EMEB Apolônio Frutuoso da Silva vai fazer parte das escolas abrangidas pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) com atividades de dança, teatro, artesanato, práticas esportivas, reforço escolar e letramento para os alunos no contraturno escolar.
“Nós queremos e vamos colocar o ETA em 44 unidades escolares e como estamos aderindo ao Programa do Governo Federal da Escola em Tempo Integral, que já é uma realidade em Várzea Grande, acredito ser possível avançar ainda mais para o contraturno e permitir que a população estudantil permaneça por mais tempo nas unidades escolares e saiam com mais conhecimento ainda”, disse Kalil Baracat.
O secretário Silvio Fidelis destacou que os investimentos para a revitalização da escola totalizaram R$ 2,1 milhões, beneficiando a unidade escolar que atende desde a Educação Infantil até o 2º ano da Educação Básica. Silvio informou também que a praça e a quadra de esportes ao lado da escola foram totalmente reformadas e revitalizadas para agregar o esporte e o lazer para alunos e para a comunidade do bairro. “Estamos trabalhando para ter 100% das escolas da rede municipal reformadas e ampliadas, lembrando que ainda está programada a entrega de mais 8 Centros municipais de Educação Infantil para o início do ano letivo de 2024” anunciou.
O evento contou com a presença do vice-prefeito José Hazama, dos secretários municipais, do coral Canto&Encanto da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, da Banda Municipal “Maestro Manoel Teixeira de Oliveira”, lideranças comunitárias e da comunidade escolar.