Da Redação
Medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, com a Seleção Brasileira de vôlei, a ex-central Walewska Oliveira, de 43 anos, morreu na noite desta quinta-feira (21), em São Paulo. O Boletim de Ocorrência aponta que ela caiu do 17° andar do prédio em que morava na Bela Vista, na região central da capital. A polícia investiga as circunstâncias do óbito. Segundo o documento, é apurada a hipótese de suicídio.
O boletim foi expedido pelo 78° Distrito Policial, no bairro dos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo. A ocorrência foi registrada como tendo acontecido às 18h09 de quinta-feira, com a comunicação às 20h19. Ainda segundo o documento, a campeã olímpica caiu na sacada de um apartamento do primeiro andar.
Walewska nasceu em Belo Horizonte e começou sua caminhada no esporte aos 12 anos quando passou em um teste do Minas Tênis Clube, tradicional clube da capital mineira. No vôlei, a atleta passou por Minas, Rio de Janeiro, São Caetano, Perugia, Murcia, Odintsovo, Vôlei Futuro, Campinas, Praia Clube e Osasco. A jogadora estava aposentada desde o fim da temporada de 2021/2022, quando defendeu o Praia Clube de Uberlândia.
Pela Seleção Brasileira, Walewska foi campeã de quase tudo. Campeã olímpica em 2008 e bronze em 2000, a jogadora também foi prata no Mundial de 2006 e conquistou o tricampeonato do Grand Prix, atual Liga das Nações. Walewska lançou este ano sua biografia, intitulada Outras Redes, obra na qual contou detalhes de sua carreira.