The news is by your side.

Oposição reage ao STF e protocola pedido de plebiscito sobre descriminalização do aborto

0

Da Redação

 

Nesta terça-feira (26), o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), junto a parlamentares conservadores, oficializaram o pedido  para que seja realizado um plebiscito sobre a descriminalização do aborto no Brasil. A medida foi protocolada no Senado com 45 assinaturas. Marinho também convocou a população a tomar as ruas no dia 12 de outubro em nome da causa.

“O fato de termos 45 assinaturas nesse decreto legislativo mostra que esse é um tema que transcende os partidos políticos, porque tem ressonância na sociedade”, disse o senador. “Esse é um assunto que não pode ser simplesmente decidido por 11 juízes, com toda legitimidade que eles, porventura, tenham. É um assunto que precisa ser discutido neste parlamento e referendado pela população brasileira através de uma consulta popular”.

A medida é uma reação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deu início ao julgamento da matéria na última sexta-feira (22), em plenário virtual. Na ocasião, a ministra Rosa Weber, relatora da ação, votou pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Em seguida, o julgamento foi suspenso a pedido do ministro Luís Roberto Barroso, que reivindicou a continuação em plenário físico em razão da relevância da pauta.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação