A ambientalista Valcléia Solidade disse que “não é o Leonardo DiCaprio que vai salvar a Amazônia”. Ela é uma das responsáveis pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que, na quinta-feira (19), participou na primeira edição do Fórum Latino-Americano de Economia Verde, organizado pela Agência EFE, em São Paulo. Valcléia criticou o governo Lula pelas “ações paliativas que não vão resolver fundamentalmente a situação”.
“Tivemos secas em 2010 e 2014, mas as comunidades nunca ficaram totalmente isoladas como agora. As comunidades mais afastadas não conseguem obter nada: alimentos, água, combustível para mover os barcos ou colocar o gerador de energia. As salas de aula também estão fechadas. Não há água nem para tomar banho. Em algumas partes do rio, a água tornou-se insalubre e as pessoas começaram a ter problemas de comichão na pele”, alertou.
“Não é o Leonardo DiCaprio que vai salvar a Amazônia. Somos nós, brasileiros, que temos que salvá-la. Como sociedade, temos que exigir que nossos representantes tomem atitudes para resolver o problema”, frisou Solidade.