O zíper foi uma revolução na moda. Hoje em dia está presente na maioria das peças de vestuário e acessórios que usamos no dia a dia. Uma invenção completa, como a cama ou o esfregão, e que torna nossas vidas muito mais confortáveis. Mas quem inventou o zíper? O que significam as letras YKK que estão impressas em quase todas elas?
Para responder à primeira pergunta, basta dizer que ela foi inventada e patenteada em 1893 por Whitcomb L. Judson, um criador de Chicago. No entanto, a sigla YKK não tem nada a ver com ele ou sua patente.
Certamente, se você olhar de perto, verá que muitos dos zíperes de suas calças, casacos ou bolsas têm essas letras em letras maiúsculas. Bem, a sigla YKK significa “Yoshida Kogyo Kabushikikaisha” que, do japonês, se traduz como “Yoshida Limited Company”. É, portanto, o nome da empresa fundada em 1934 pelo fabricante Tadao Yoshida.
Naquele ano, Yoshida desenvolveu suas próprias máquinas de zíper personalizadas, pois estava insatisfeito com os métodos de produção existentes. Nos 40 anos seguintes, a YKK incorporou todos os aspectos da fabricação de zíperes em suas próprias instalações. Desde a fundição de seu próprio latão até a fabricação de seus próprios contêineres de transporte.
Sem ajuda externa, Yoshida é responsável por supervisionar cada etapa do processo de produção para garantir um nível consistente de excelência, algo como um selo de qualidade em relação a outros fabricantes. Desde então, a empresa japonesa se expandiu para todos os tipos de fechamentos e zíperes, bem como alguns materiais arquitetônicos.
Hoje, a YKK tem fábricas em 72 países e é a principal fabricante mundial de zíperes, fabricando cerca de 50% da produção global, cerca de 7 bilhões de unidades por ano.