Arqueólogos subaquáticos que investigam Salamina, uma pequena ilha a leste de Atenas, na Grécia, descobriram um grande edifício público que dizem ser fundamental para entender a história da antiga cidade.
Salamina é mais conhecida por seu papel nas Guerras Persas, que a Grécia lutou contra o Império Aquemênida (Persa) de 499 a 449 a.C. Durante a segunda invasão persa, em 480 a.C., Xerxes, o Grande, inicialmente obteve uma vitória na Batalha das Termópilas, mas foi decisivamente derrotado mais tarde naquele ano pela marinha grega na Batalha de Salamina.
A cidade clássica da ilha de Salamina parece ter desmoronado no século II d.C., quando o geógrafo grego Pausânias escreveu: “Ainda há restos de um mercado, um templo de Ajax e sua estátua em ébano”. Salamina já ostentou o herói da Guerra de Tróia Ajax como seu filho nativo mais famoso.
Arqueólogos têm investigado os restos afundados da cidade clássica de Salamina há vários anos. Em 2021, eles descobriram o paredão que serviu de sistema de fortificação para a antiga cidade.
Agora, eles anunciaram a descoberta de um enorme edifício chamado stoa, uma passarela coberta que muitas vezes cercava um espaço público aberto, como um mercado ou uma praça.
O stoa em Salamis tem cerca de 6 metros de largura e 32 metros de comprimento, com apenas uma ou duas camadas de pedra restantes em altura. Seu interior inclui uma série de seis ou sete salas, mas os arqueólogos não conseguiram investigar todas elas. Uma sala, que tinha cerca de 4,7 por 4,7 metros, tinha um grande poço de armazenamento.
Os artefatos encontrados incluem cerâmica de vários períodos de tempo, muitos dos quais podem ter simplesmente se afastado do mar. Mas restos do passado clássico do século IV a.C. também foram descobertos nas fundações do edifício, incluindo objetos de argila, como rolhas de ânforas, algumas dezenas de moedas de bronze e fragmentos de objetos de mármore.
A parte superior de uma estela de mármore – uma laje de pedra vertical com um desenho, muitas vezes usada como marcador de sepultamento na Grécia antiga – é particularmente notável. Na estela, um homem de pé e barbudo está sendo coroado por alguém com uma mão direita musculosa – possivelmente o próprio herói Ajax. Um fragmento de uma coluna de mármore com parte de uma inscrição também foi preservado.
Em um comunicado, o Ministério da Cultura grego observou que as ruínas de Salamina são exatamente como Pausânias as descreveu há quase dois milênios. “A identificação da stoa é um elemento novo muito importante para o estudo da topografia e organização residencial da cidade antiga”, disseram.