Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá propôs parceria ao município de Várzea Grande para implantação do Projeto Rota Fluvial Turística do Rio Cuiabá. O projeto prevê a construção de pontos de embarcação na Orla do Porto, com destinos aos pontos turísticos, São Gonçalo Beira Rio e Bom Sucesso.
O objetivo, conforme explicou o secretário de Turismo de Cuiabá, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, ao prefeito Kalil Baracat (MDB) é agregar e fomentar os polos turísticos das duas cidades, sobretudo, com as rotas dos peixes.
“Com a parceria iremos agregar os complexos turísticos, trazendo mais opção aos nossos visitantes que desejam conhecer as duas rotas dos peixes, São Gonçalo e Bonsucesso. E, sobretudo, traremos a visibilidade ao maior patrimônio que divide as duas irmãs, o Rio Cuiabá”, disse o secretário.
A iniciativa poderá ser gerida por meio de concessão, que deverá retornar em benfeitorias como limpezas do Rio Cuiabá, canais e encostas. Além de outras exigências que poderão ser implementadas pela gestão cuiabana.
O prefeito Kalil Baracat afirmou que o projeto vai “devolver o crescimento das cidades ao encontro do rio”.
“Também é um desejo meu em Várzea Grande. Eu partilho desse objetivo e Cuiabá pode contar comigo e com nossa força de trabalho para transformarmos esse sonho em realidade junto com a capital. Estamos de portas e coração abertos para todo projeto que trouxer crescimento e desenvolvimento para nosso povo”, destacou Kalil.
O projeto foi levado ao conhecimento da Comissão de Turismo da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, da Marinha do Brasil e do Ministério do Turismo, em Brasília (DF).