A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MP-MT), deflagraram nesta segunda-feira (13) a terceira fase da Operação Jumbo. A ação tem apoio da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo é combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. Os alvos são suspeitos de integrar uma organização criminosa que utilizava postos de combustíveis e transportadoras para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
As investigações apontam que a organização criminosa comprava combustíveis de forma fraudulenta, utilizando notas fiscais frias. O combustível era revendido a preços abaixo do mercado, gerando lucros que eram utilizados para financiar o tráfico de drogas.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores e celulares. Também foram lacrados três postos de combustíveis e duas transportadoras.
Os presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Cuiabá, onde serão interrogados.
Ações anteriores
A primeira fase da Operação Jumbo foi deflagrada em maio de 2022. Na ocasião, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e prisão preventiva. Foram presos oito pessoas, entre elas, um policial militar e um empresário.
A segunda fase da operação foi deflagrada em agosto de 2022. Na ocasião, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão.