Durante uma caminhada espacial em 1º de novembro, os astronautas americanos Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara “perderam inadvertidamente” uma bolsa de ferramentas, de acordo com a Nasa. Essa bolsa de ferramentas está agora em órbita e pode até ser vista da Terra.
A bolsa recebeu seu próprio número de catálogo de satélites e também foi flagrada em vídeo por observadores de estrelas.
De acordo com o site EarthSky, o item caído é tão brilhante quanto uma estrela de magnitude 6 – não muito brilhante o suficiente para ser visto a olho nu, embora deva ser visível através de binóculos.
Essa visibilidade se deve ao fato da bolsa ser branca e refletiva. Se você quiser tentar identificá-lo, sua melhor aposta é primeiro encontrar a ISS. O objeto estava cerca de cinco minutos à frente da estação espacial em 11 de novembro, um tempo que deve se estender com o passar dos dias.
Felizmente, os astronautas não foram impedidos de completar suas tarefas de caminhada espacial, que incluíam ajustar um cabo e substituir um rolamento em um painel solar, e a bolsa de ferramentas não foi necessária para o resto da missão.
Depois de avaliar a trajetória da bolsa, a NASA não a considera uma ameaça à ISS ou a seus ocupantes.
Nos próximos meses, espera-se que o saco de ferramentas circule mais perto da Terra antes de eventualmente se desintegrar na atmosfera.
Isso já aconteceu antes. Em 2008, a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper deixou cair uma bolsa de ferramentas durante uma caminhada espacial fora da ISS. Nenhum dano real foi feito, e a bolsa acabou queimando.
Mais recentemente, em 2017, astronautas lançaram um escudo de detritos de tecido enquanto estavam em órbita. Essa situação era um pouco mais grave, pois poderia ter deixado a ISS vulnerável, mas os astronautas conseguiram consertar algo usando outros materiais.
O prêmio para o item perdido mais incomum provavelmente vai para o incidente de 2006 em que o astronauta britânico Piers Sellers acidentalmente perdeu o controle de uma espátula. Na época, ele estava sendo usado para aplicar uma substância resistente ao calor na estação espacial.
Isso remete até mesmo à primeira caminhada espacial de um astronauta norte-americano, em 1965. Na ocasião, Ed White perdeu uma luva reserva.