The news is by your side.

O bumerangue volta para a testa do STF

0

 

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou a corte em comentário sobre a PEC do STF, que limita o poder de decisões monocráticas na corte, aprovada no plenário do Senado, na quarta-feira (22).

“A toda ação corresponde uma reação. Não há a menor dúvida e não somos ingênuos de que a disciplina dessa PEC resulta em uma retaliação a atos praticados pelo Supremo. Eu dizia na bancada: ‘toda vez que avançávamos e invadíamos a seara de outro poder, lançávamos um bumerangue que poderia vir à testa do próprio Supremo’. Parece que ele está vindo”, afirmou Marco Aurélio em entrevista ao UOL, nesta quinta-feira (23).

Em seu comentário, Marco Aurélio criticou a conduta de ministros que, na opinião dele, supervalorizaram suas decisões, e o trâmite na corte do inquérito do 8 de janeiro. “Primeiro, temos a potencialização das decisões individuais. Cada qual no Supremo se acha o próprio Supremo. Talvez a reação do Congresso decorra disso. Também há, talvez, outros atos praticados em excesso. Por exemplo, até hoje não compreendi como o Supremo avocou para si os inquéritos alusivos aos episódios de 8 de janeiro. Isso deveria estar na primeira instância”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação