Vivendo na remota ilha de Santa Helena no Atlântico Sul desde 1882, depois de ter sido presenteada pelo governador na época, a tartaruga gigante das Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa), conhecida como Jonathan, completou 191 anos.
Estima-se que tenha nascido em 1832, sua idade é uma estimativa conservadora, pois ele estava totalmente maduro – o que significa que tinha pelo menos 50 anos – quando chegou, podendo ser ainda mais velho. Sua suposta idade foi apoiada quando uma fotografia antiga tirada entre 1882 e 1886 foi descoberta mostrando Jonathan pastando em jardins residenciais de William Grey-Wilson, o governador do território britânico ultramarino de Santa Helena na época.
De acordo com o jornal The Guardian, ele recebeu um aniversário oficial – 4 de dezembro de 1932 – de Nigel Phillips, governador de Santa Helena, em novembro do ano passado.
Jonathan possui dois Guinness World Records (GWR), o animal terrestre vivo mais antigo conhecido e o quelônio mais antigo, uma ordem conhecida por ter um casco externo duro, como tartarugas, tartarugas e terrapins. Jonathan recebeu o título de mamífero vivo mais velho do mundo em 2021 de Tu’i Malila (c. 1777-1965), uma tartaruga irradiada que viveu pelo menos 188 anos.
Jonathan foi originalmente identificado como uma tartaruga gigante de Aldabra (Aldabrachelys gigantea) do Atol de Aldabra, que faz parte do arquipélago das Seychelles. Mas após um exame de sua concha por profissionais do zoológico e pelo Seychelles Nature Trust, os cientistas determinaram que ele provavelmente era uma tartaruga gigante rara das Seychelles.
Marinheiros europeus caçaram a espécie até a quase extinção. Na verdade, a espécie foi considerada extinta até que os pesquisadores analisaram espécimes em cativeiro e encontraram indivíduos vivos. De acordo com o Grupo de Especialistas em Tartarugas e Tartarugas de Água Doce da IUCN, existem agora cerca de 80 registrados em todo o mundo.
Jonathan passou por duas guerras mundiais, 40 presidentes dos EUA e 31 governadores de Santa Helena. Hoje, vive pacificamente com outras três tartarugas gigantes chamadas Emma, Fred e David.