The news is by your side.

Jayme e Wellington assinam manifesto e recusam evento contra 8/1 convocado por Lula

0

Da Redação

 

Os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL) assinaram um manifesto nesta quinta-feira (4), em que se recusam a atender à convocação dos chefes dos Poderes da República para participação no ato denominado de “Democracia Inabalada”. A lista consta com 30 nomes de senadores do País.

Ao refutarem a manifestação que lembra um ano dos ataques do 8 de Janeiro que destruíram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, os senadores cobraram dos organizadores do evento que voltem a atuar dentro dos ditames constitucionais e apelaram pela retomada da normalidade democrática no Brasil. Destacaram ainda que a prática de atos excepcionais por um Poder com a justificativa de proteger a democracia precisa ser urgentemente estancada.

“O abuso dos poderes e o uso indevido de interpretações de dispositivos constitucionais pode matar a democracia. A volta à normalidade democrática não pode mais esperar”, disseram os senadores, no manifesto.

O senador Wellington Fagundes diz que espera mais compromisso com a democracia brasileira e que é contra o abuso de poder. O senador ressalta que algumas instituições atuaram de forma parcial, o que não é permitido num país democrático.

“Sigo convicto com os 29 parlamentares de que a lei não pode ser aplicada de forma seletiva, pois observamos que dois cidadãos que depredaram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foram libertados no dia seguinte e vão responder em liberdade, enquanto cidadãos que participaram dos atos em Brasília, responderam ao processo presos (inclusive um réu faleceu após 9 meses de prisão com parecer do MPF favorável a liberdade provisória) e vêm sendo condenados a penas abusivas que variam entre 13 e 17 anos de reclusão. Por este e outros motivos, não participarei do ato na próxima semana”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação