O evento “Democracia Inabalada”, realizado no Congresso Nacional nesta segunda-feira (8), em memória do primeiro ano dos atos de vandalismo do 8 de Janeiro, não contou com a presença de 15 dos 27 governadores do país. Nas redes sociais, o presidente Lula (PT) disse que o evento serviria como um “grito em defesa da liberdade e da democracia”, mas ficou claro que o encontro seria um ato político do petista e de seus amiguinhos da Suprema Corte.
Dos sete estados das regiões Sul e Sudeste, apenas dois governadores compareceram: Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul. Do Centro-Oeste, nenhum governador foi ao evento. Já pela Região Norte, apenas os governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB); e do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade) marcaram presença.
A única região a contar com a participação da maioria de seus governadores foi o Nordeste, onde oito dos nove chefes dos Executivos estaduais estiveram no Congresso. A única exceção foi o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que mandou o vice, Ronaldo Lessa (PDT), como representante.