Da Redação
O Exército de Israel descobriu túneis debaixo da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA ) na cidade de Gaza.
O Exército israelense convidou jornalistas a visitarem o túnel. A FDI (Forças de Defesa de Israel) afirma que militantes do Hamas usavam o espaço como sala de abastecimento elétrico e centro de dados para inteligência e comunicação.
Dentro de um dos edifícios da entidade, haveria uma sala com computadores cujos fios eram conectados a uma parede de armários elétricos em outra sala subterrânea. Também teriam sido encontrados 2 veículos usados para atravessar a rede subterrânea do Hamas, além de rifles, munições, granadas e explosivos.
These findings were found within @UNRWA facilities:
Acting on ISA intelligence, the forces discovered a tunnel shaft near an UNRWA school, leading to an underground terrorist tunnel beneath UNRWA's main headquarters. The forces found electrical infrastructure inside the tunnel… pic.twitter.com/n5EWJpyI4o
— Israel Defense Forces (@IDF) February 10, 2024
A diretora de Comunicações da UNRWA, Juliette Touma, disse que a agência “não tem conhecimentos militares e de segurança, nem capacidade para realizar inspeções do que está ou poderia estar sob as suas instalações”.
A agência está sob pressão internacional desde o final de janeiro, quando foi revelado que vários de seus funcionários estiveram envolvidos nos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que deram início à guerra. Depois disso, diversos países suspenderam o financiamento à UNRWA.
Na contramão, está o presidente Lula (PT). Durante visita à Embaixada da Palestina em Brasília, na quinta-feira (8), Lula criticou a decisão dos países de cortar o financiamento da UNRWA, e disse que aumentará os recursos enviados à agência. “O Brasil exorta a comunidade internacional a manter e reforçar suas contribuições para o bom funcionamento das suas atividades. Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência”, disse o petista.