The news is by your side.

Novo apresenta queixa-crime contra Lula por financiar terrorismo com doações à UNRWA

0

Da Redação

 

O partido Novo apresentou uma queixa-crime contra o presidente Lula (PT) na Procuradoria Geral da República (PGR) com a acusação de terrorismo após o anúncio de novos aportes financeiros para a Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA), órgão acusado pelo governo de Israel de colaborar com o grupo terrorista Hamas.

“Ao agir dessa forma, o excelentíssimo presidente da República, salvo melhor juízo, incorreu na prática de crime de terrorismo por oferecer, solicitar e investir para a obtenção de recurso financeiro com a finalidade de financiar a UNRWA que teve como atividade secundária, mesmo em caráter eventual, participação na prática dos crimes de terrorismo praticados pelo grupo terrorista Hamas”, disse Carolina Sponza, advogada do partido Novo.

Já o presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, acrescenta que Lula cruzou uma linha muito perigosa ao aumentar as doações para a agência depois de tudo o que foi revelado sobre suas ligações com o Hamas. “Ao decidir financiá-los indiretamente com dinheiro público do povo brasileiro, deixa de ser apenas reprovável e passa a ser crime”, afirmou Ribeiro ao jornal O Estado de S. Paulo.

O discurso de Lula aconteceu no dia 8 de fevereiro, na embaixada palestina em Brasília. A agência, que pertence a Organização das Nações Unidas (ONU), se envolveu em polêmica depois que 12 funcionários da ONG foram acusados de estarem envolvidos no ataque do Hamas a Israel, em outubro de 2023, que desencadeou a guerra que acontece até hoje.

Após o assunto vir à tona, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e mais de uma dezena de outros países, suspenderam o financiamento ao principal órgão da ONU na Faixa de Gaza

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação