Da Redação
O advogado Adalto Sales de Matos Júnior, foi preso nesta terça-feira (9), em Várzea Grande, durante a continuação da Operação Extramuros, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO). O jurista é acusado de movimentar quase R$ 33 milhões junto a uma facção criminosa.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Trairão (PA), Rondon (PA), Camocim (CE), Fortaleza (CE), Açailândia (MA), Fernandópolis (SP), Foz do Iguaçu (PR), Caruaru (PR) e Olinda (PR). No total, foram deferidos 13 mandados de prisão e autorizadas buscas e apreensões em 44 endereços.
Além disso, foram sequestrados imóveis e veículos pertencentes ao grupo criminoso. Quanto aos valores movimentados pelos investigados, foram identificados fluxos significativos nas contas da quadrilha, totalizando mais de R$ 33 milhões.
A Operação Extramuros começou no dia 5 de abril, quando foi preso um dos idealizadores e chefes de um grupo criminoso cearense com atuação no tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia. Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do investigado, localizada em um condomínio de alto padrão na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), e apreendidos dois veículos.
A operação é tocada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco), em ação conjunta com as Polícias Civis dos Estados do Acre, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de São Paulo e do Pará, com as Ficcos dos estados de Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso e Paraná.