The news is by your side.

Foto de iceberg que afundou o Titanic em 1912 será leiloada

0

 

Uma foto capturada dois dias após o naufrágio do Titanic vai a leilão neste mês. A foto, tirada pelo agente funerário John Snow Jr, pode mostrar o iceberg que afundou o navio em sua viagem inaugural há 112 anos.

Quando o Titanic afundou a 640 quilômetros da Terra Nova, no Canadá, mais de 1.500 passageiros, dos quais havia mais de 2.200, morreram – muitos por afogamento ou hipotermia. John Snow Jr, que era embalsamador-chefe, foi convocado para o naufrágio do Titanic para ajudar a recolher alguns dos corpos para o enterro.

100 caixões para colocar corpos e 100 toneladas de gelo para preservar os corpos estavam a bordo do navio Mackay-Bennett, o primeiro de quatro navios fretados a chegar ao Titanic.  Ao todo, a tripulação do CS Mackay-Bennett recuperou 306 corpos da água.

As decisões sobre quais corpos enterrar no mar foram tomadas em grande parte de acordo com a classe econômica percebida das vítimas recuperadas, e aqueles com bilhetes de terceira classe eram muito mais propensos a serem devolvidos à água.

Passageiros de primeira classe foram embalsamados a bordo do navio e colocados em caixões, passageiros de segunda classe foram embalsamados e enrolados em lona, e 116 passageiros e tripulantes de terceira classe foram deixados no mar.

O seguro de vida provavelmente ditou parte da decisão. Os passageiros de primeira classe eram mais propensos a ter uma apólice que pagasse por seu enterro ou cremação, e as companhias de seguros exigiam um corpo identificável antes que qualquer pagamento pudesse ser feito aos parentes.

Não se sabe quando John Snow Jr. tirou a foto, que pode ser vista no site Henry Aldridge & Son Auctioneers.

“Ninguém pode dizer com certeza que este foi o iceberg que afundou o Titanic. Mas o que podemos dizer é que, depois do navio de resgate Carpathia, o Mackay-Bennett foi um dos primeiros navios a chegar ao local do naufrágio e que o agente funerário a bordo decidiu tirar uma foto desse iceberg”, disse o leiloeiro Andrew Aldridge, da Henry Aldridge and Son Auctioneers, ao jornal The Mirror.

“Ele deve ter tido suas razões para tirar uma foto desse iceberg. Ele legendou Titanic e montou para a posteridade. Ele não foi vendido antes e foi adquirido diretamente da família do Sr. Snow por nosso fornecedor no início dos anos 1990. É uma fotografia extremamente rara e temos certeza de que atrairá muito interesse.”

A fotografia será leiloada em 27 de abril e deve render cerca de 4.000-7.000 libras esterlinas (26.000-45.000 reais).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação