Pinguins-imperador foram registrados, pela primeira vez, se atirando de um penhasco de 15 metros. As imagens, capturadas na Baía de Atka, no norte da Antártida, mostram cerca de 700 filhotes enfrentando uma queda para embarcar em seu primeiro mergulho no oceano.
“Eu não tinha ideia de que os filhotes seriam capazes de dar um salto tão gigante, e não apenas sobreviver, mas nadar alegremente juntos no Oceano Antártico”, disse Bertie Gregory, o cineasta que capturou as imagens.
Embora já tenha sido observado por cientistas antes, o comportamento é incomum. O clipe foi filmado para a minissérie “Secrets of the Penguins”, da National Geographic, que vai estrear no próximo ano.
Normalmente, os pinguins-imperador (Aptenodytes forsteri) criam seus filhotes em plataformas flutuantes livres de gelo marinho. Quando os filhotes de pinguim-imperador atingem a idade de 5 meses, perdem suas penas de bebê e entram na água a uma distância de aproximadamente 0,3 a 0,6 metros.
Mas um declínio recente e sem precedentes nesse gelo levou os cientistas a teorizar o que poderia estar forçando os pinguins a se moverem para os penhascos. Os jovens pinguins, motivados pela fome, agora devem fazer o perigoso mergulho na água para se alimentar.