Durante evento no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15), o presidente Lula (PT) disse que não sabia que existiam tantas pessoas negras no Estado, ao anunciar medidas para as famílias afetadas pelas chuvas.
“Eu falei para a Janja: ‘eu não tinha noção que, no Rio Grande do Sul, tinha tanta gente negra’ e, no Fantástico (da TV Globo), apareceu muita gente e eu falei ‘não é possível’. E aí a Janja falou ‘é porque são os mais pobres e porque moram nos lugares mais arriscados de serem vítimas dessas coisas”, afirmou o petista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não sabia que tinham tantas pessoas negras no Rio Grande do Sul. A declaração ocorreu nesta quarta-feira, 15, em evento do governo federal em São Leopoldo, uma das cidades mais atingidas pela tragédia climática. pic.twitter.com/1BbzfAKTwe
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) May 15, 2024
De acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% dos gaúchos são negros (pretos e pardos), o que corresponde a 1,66 milhão de pessoas. O Censo do IBGE também mostrou que o Estado possui a maior população quilombola da Região Sul e a 13ª de todo o País, com 29.056 pessoas. O Rio Grande do Sul também é a unidade federativa com o número relativo mais elevado de autodeclarados adeptos das religiões de matriz africana.