Da Redação
A abertura da Mostra Iluminare 2024, em sua edição especial de 10 anos, lotou o auditório “Sinop 50 anos”, contando com a presença de expositores, patrocinadores, arquitetos, empresários, profissionais e autoridades, que prestigiariam o primeiro dia do evento.
Além de apresentações de balett clássico, Lucas da Silva Araújo, filho de Val Araújo, idealizadora da Iluminare, homenageou a mãe com uma mensagem de superação. Ele contou que Val quase desistiu do evento devido a um diagnóstico de câncer e ao tratamento com radioterapia. As palavras “mãe, tudo que você faz dá certo. Tudo que você coloca a mão fica incrível”, incentivaram a empresária a perseverar e a consolidar, mais uma vez, a Iluminare como a maior mostra de arquitetura, design e decoração do Norte de Mato Grosso.
Em seu discurso, Val Araújo agradeceu a Deus, familiares, amigos, patrocinadores, parceiros, expositores, apoiadores e arquitetos. “Foram cerca de 700 profissionais que deixaram a sua marca aqui. Tem um pouquinho de cada um. Muitos perderam noites de sono para trazer o melhor para cada visitante. A mostra está de tirar o fôlego”, enfatizou.
O prefeito de Sinop Roberto Dorner elogiou o trabalho de Val Araujo. “Sinop é uma cidade pujante, em constante desenvolvimento, principalmente no setor da construção civil. Eu gosto muito desses arquitetos que estão aqui, a arquitetura é fantástica, uma construção mais linda do que a outra e estamos cheios de arquitetos renomados na cidade. Parabéns a Val Araújo pelo excelente trabalho”, destacou.
A diretora da ACES, Diva Lorente, enfatizou o sucesso da mostra e destacou o impacto positivo na economia local. “A Associação Comercial de Sinop apoia a feira e reconhece seu impacto positivo na economia local, atraindo visitantes e expositores de toda a região e do país. Sinop se destaca no setor de arquitetura e construção, demonstrando amplo desenvolvimento”.
A Mostra Iluminare atraiu a atenção da empresária Michele Costa Rezende, que é proprietária de uma loja de produtos naturais em São Paulo e já tem planos para ser uma expositora na próxima edição. “Viemos conhecer o trabalho dos arquitetos e a utilização dos nossos produtos. O mercado da construção civil de Sinop é muito aquecido e queremos fazer negócios na cidade. A Iluminare vai agregar muito à cidade, integrando a natureza aos ambientes para trazer tranquilidade”.
Ao adentrar na Mostra, os visitantes eram convidados a vivenciar uma experiência sensorial completa. A visão, a audição, o olfato e o tato eram ativados a cada passo. Os ambientes foram criados e desenvolvidos para influenciar as sensações dos visitantes através da iluminação, dos sons da natureza, do aroma da gastronomia e a textura dos ambientes.