O presidente Lula (PT) confessou que o leilão para importação de arroz, realizado em 6 de junho, foi anulado porque houve “falcatrua” no processo em relação a uma empresa, mas não deu detalhes do que de fato aconteceu. O escândalo acabou resultando na demissão do ex-deputado federal Neri Geller (PP), que ocupava o cargo de secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura e Pecuária.
“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. E, depois, tivemos anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. Por que eu vou importar? Porque o arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá para ser um preço exorbitante”, disse o petista em entrevista à rádio Meio Norte.
Além disso, falou que o governo federal vai financiar a produção de arroz em outras regiões, fora do Rio Grande do Sul, para diminuir a dependência do país em relação ao Estado. Afirmou também que o governo garantirá a compra do produto para evitar aumento do preço ao consumidor final.