The news is by your side.

Anvisa proíbe venda e uso de produtos à base de fenol no Brasil

0

Da Redação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi motivada por preocupações com os impactos negativos na saúde das pessoas.

“Até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”, diz o comunicado da entidade.

De acordo com a agência, a medida temporária está em vigor enquanto são realizadas investigações sobre os possíveis danos associados ao uso dessa substância química.

Nesta segunda-feira (24), O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) entrou com uma ação na Justiça Federal solicitando a suspensão da venda de substâncias à base de fenol para profissionais que não são médicos. O objetivo é evitar a realização de procedimentos invasivos, como o peeling de fenol, que é altamente agressivo e invasivo.

A solicitação foi feita pouco mais de duas semanas depois da morte do empresário Henrique Chagas, de 27 anos, que morreu depois de fazer o chamado “peeling de fenol”. A responsável pelo procedimento não era da área da saúde. A clínica foi interditada e multada.

Embora seja indicado para tratar casos graves de envelhecimento facial, o procedimento pode acarretar complicações como dor intensa, cicatrizes, alterações na coloração da pele, infecções e problemas cardíacos.  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação