Robôs humanoides começam a trabalhar nas ferrovias do Japão
A partir deste mês, robôs gigantes no estilo Meca serão usados para realizar uma série de tarefas de manutenção na infraestrutura ferroviária da empresa JR West, no Japão. Os robôs humanoides realizarão trabalhos como a pintura de estruturas de suporte aéreo e a remoção de galhos de árvores que obstruem os trilhos.
Capazes de levantar objetos de até 40 quilos (88 libras) e atingir alturas de até 12 metros (39 pés), os braços ágeis podem ser equipados com uma variedade de ferramentas para realizar inúmeros.
O mecanismo de trabalho é operado por um humano que pode sentar em seu caminhão de acompanhamento e controlar seu movimento usando um joystick e óculos de realidade virtual conectados a uma câmera na cabeça do bot.
Em um anúncio recente, a JR West disse que desenvolveu a tecnologia com a ajuda da empresa de robótica Jinki Ittai e da empresa de tecnologia Nippon Signal em uma tentativa de melhorar a segurança de seus funcionários e reduzir o risco de acidentes de trabalho.
Eles também citaram a “escassez de mão de obra” como um grande impulsionador da nova tecnologia. O Japão tem uma das populações mais velhas do mundo, com cerca de 29% do país com mais de 65 anos. É um problema que deve causar todos os tipos de dores de cabeça, principalmente para a economia que está começando a se sobrecarregar sob a pressão da escassez de mão de obra.
Robôs e novas tecnologias muitas vezes são acusados de “roubar empregos” para humanos, mas parece que eles também podem ser empregados para aliviar a escassez de trabalhadores.