The news is by your side.

Cuiabá é 14ª capital em ranking de transparência no Brasil

0

Da Redação

 

A Transparência Internacional Brasil, organização sem fins lucrativos anticorrupção, divulgou nesta terça-feira (16) os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) das capitais brasileiras em 2024. Na lista, Cuiabá aparece como regular, na 14ª colocação.

Na avaliação, que varia de 0 (pior resultado de transparência e governança) a 100 (melhor posição), Cuiabá tem a nota (53,4).

Entre os indicadores avaliados estão governança, legislação, participação social e comunicação, plataformas, transparência administrativa e orçamentária e obras públicas nas prefeituras.

O levantamento não inclui o Distrito Federal nem Porto Alegre, que não foi avaliada devido à crise das enchentes.

Com nota (99), Vitória foi a única capital classificada como “ótima”. Recife (79), São Paulo (78,9), Rio de Janeiro (76,2), Belo Horizonte (72,6) e João Pessoa (70,5) receberam a classificação “boa”.

Natal (39), Rio Branco (35), Boa Vista (34), Belém (32), Teresina (32) e Macapá (31) são as piores colocadas no levantamento.

Fonte: Transparência Internacional – Brasil

 

De acordo com a Transparência Internacional Brasil, os resultados apontam um cenário preocupante das capitais, já que 13 estão com índices regulares e seis foram consideradas ruins.

No geral, as piores notas foram na dimensão que avalia a transparência de obras públicas. Outro tema em que foram identificados baixos índice de transparência é o de emendas parlamentares. A falta de mecanismos efetivos de controle e transparência para reduzir os riscos de corrupção nesses setores mostra um claro descumprimento da obrigação dos municípios de prestação de contas.

O estudo também avaliou como negativa a transparência das obras em questões ambientais e de participação social. Apenas cinco capitais publicam os relatórios de análise dos impactos ambientais das obras, como Estudos de Impacto Ambientais (EIAs): Boa Vista, Campo Grande, Recife, São Paulo e Vitória. E nenhuma capital publica as licenças ambientais emitidas pelo município de forma integral.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação