The news is by your side.

Ministério da Agricultura recebeu mais congressistas do partido de Fávaro do que qualquer outro

0

Da Redação

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), chefiado por Carlos Fávaro (PSD), recebeu mais congressistas da legenda do ministro do que de qualquer outra desde o início do governo Lula (PT).

Levantamento do site Poder360, divulgado neste sábado (20), aponta que o Mapa de Fávaro é um dos 23 ministérios do governo Lula comandados por alguém filiado a um partido político que receberam mais congressistas da legenda do próprio ministro. Os dados são de compromissos públicos do e-agendas de janeiro de 2023 a junho de 2024.

“O fato de os prédios da Esplanada virarem uma espécie de balcão de congressistas da legenda do ministro mostra o motivo de ainda haver interesse dos partidos em comandar os órgãos, mesmo com o aumento do poder dos deputados e senadores no Orçamento”, ressaltou a reportagem.

O levantamento revela ainda que há 3 ministérios em que mais da metade dos congressistas recebidos são do partido do ministro e de Lula, neste caso, o PT. São eles: Secretaria Geral (64% dos congressistas), Desenvolvimento Agrário (59%) e Secretaria de Comunicação (53%).

Outro detalhe chama atenção. Em ao menos 4 ministérios, a prioridade em fazer política local parece ser um critério importante para a marcação de reuniões.

  • Casa Civil – 1 de cada 4 congressistas recebidos é da Bahia, Estado já governado pelo ministro Rui Costa;
  • Ciência e Tecnologia – os congressistas de Pernambuco, Estado onde a ministra Luciana Santos foi vice-governadora, são os que mais frequentam a pasta;
  • Secom (Secretaria de Comunicação) – 71 das 273 citações a congressistas são de gaúchos. O ministro Paulo Pimenta, temporariamente no ministério de Reconstrução do Rio Grande do Sul, é cotado como candidato ao governo do Estado nas próximas eleições;
  • Comunicações – o Estado mais contemplado nas reuniões com congressistas é o Maranhão, também berço político do ministro Juscelino Filho.

O Poder360 entrou em contato por e-mail com todos os ministérios em que o levantamento mostrou mais reuniões com congressistas do partido do ministro ou da ministra. Onze responderam, sempre dizendo que conversam com deputados e senadores de todos os partidos.

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação