The news is by your side.

Delegado ligado a Alexandre de Moraes é indicado a corregedor da Abin

0

Agência Estado

 

O delegado da Polícia Federal (PF) José Fernando Moraes Chuy foi indicado para assumir o posto de corregedor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em substituição a Lidiane Souza dos Santos, que permanecerá no cargo até o dia 31 de agosto. Chuy é próximo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao longo de sua carreira, Chuy tem passagens por áreas estratégicas e já atuou na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Moraes ocupava o comando da Corte Eleitoral.

Caso assuma o cargo, o delegado poderá ser responsável por apurações que envolvam alvos da Operação Última Milha, que mira o funcionamento de uma suposta “Abin paralela”. As acusações giram em torno de um suposto uso indevido da estrutura da agência de inteligência para a disseminação de fake news e para o monitoramento ilegal de autoridades e jornalistas.

Na época dos fatos investigados, a Abin era comandada pelo delegado Alexandre Ramagem, hoje deputado federal e candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de outubro. Ramagem é investigado. Ele, porém, nega irregularidades durante sua gestão à frente da agência de inteligência.

Preocupação com a indicação

Após as notícias sobre a indicação de Chuy serem divulgadas, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) emitiu uma nota manifestando preocupação com a indicação de um servidor de fora dos quadros da agência.

“Consideramos preocupante, injustificada e um desprestígio dos servidores orgânicos da Abin a possível indicação de um corregedor-geral do órgão oriundo de fora dos quadros da agência”, diz um trecho do comunicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação