Artefatos egípcios são descobertos em tumbas milenares, incluindo ‘ba-birds’ e ‘olho de Hórus’
Na cidade de Damieta, no Egito, arqueólogos encontraram moedas de bronze e estatuetas de folha de ouro, em 63 tumbas, anunciou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, nesta terça-feira (23).
Localizada na costa norte do Mediterrâneo, algumas das sepulturas datam da 26ª dinastia (688 a 525 a.C.), enquanto outras parecem datar do período ptolomaico (304 a 30 a.C.). As descobertas incluem cerâmica e estatuetas shabti, que deveriam funcionar para o falecido na vida após a morte.
Os pesquisadores se concentraram nas 38 moedas de bronze encontradas dentro de um vaso de cerâmica no local. As moedas datam do período ptolomaico, época em que os descendentes de um dos generais de Alexandre, o Grande, governaram o Egito.
Além das moedas, as estatuetas de folha de ouro enterradas com o falecido também são notáveis. A partir das imagens divulgadas, parece que algumas das estatuetas retratam “ba-birds” – criaturas da mitologia egípcia que têm asas e cabeça humana. O “ba” no antigo Egito representava parte da alma humana e às vezes era descrito como um pássaro que poderia coletar comida para alimentar o falecido.
Além dos pássaros “ba”, algumas das estatuetas de folha de ouro parecem representar o ‘olho de Hórus’, um deus com cabeça de falcão. Artefatos representando seus olhos eram populares no antigo Egito e acreditava-se que tinham um poder protetor.