Colêmbolos dão saltos 60 vezes maior do que seu próprio corpo
Da Redação
Os colêmbolos globulares (Dicyrtomina minuta) podem ter apenas alguns milímetros de comprimento, mas podem pular e girar 60 vezes a altura do próprio corpo no ar, e uma nova pesquisa analisa ainda mais profundamente esse incrível feito acrobático. Os colêmbolos possuem mais de 9.000 espécies. Eles não voam, mordem ou picam, e não têm defesas contra predadores além de pular.
“Quando os colêmbolos globulares saltam, eles não apenas saltam para cima e para baixo, eles voam pelo ar – é o mais próximo que você pode chegar de um salto de Sonic na vida real”, disse Adrian Smith, professor assistente de pesquisa de biologia na Universidade Estadual da Carolina do Norte e chefe do laboratório de pesquisa de biologia evolutiva e comportamento do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, em um comunicado.
Um artigo publicado nesta quinta-feira (29) na revista científica Integrative Organismal Biology, descreve que o grande desafio do projeto foi fazer o registro dos saltos do artrópode. Para isso, cientistas precisaram utilizar câmeras profissionais que tiram fotografias com velocidade de 40 mil quadros por segundo.
“Os colêmbolos globulares saltam tão rápido que você não pode vê-los em tempo real”, diz Smith. “Se você tentar filmar o salto com uma câmera comum, o colêmbolo aparecerá em um quadro e depois desaparecerá”.
A câmera lenta revelou que os colêmbolos não usam as pernas para pular – em vez disso, eles têm um apêndice funky chamado furca que fica escondido embaixo do abdômen na maior parte do tempo. Quando é hora de virar no ar longe de predadores ou pesquisadores, a furca desdobra pontas bifurcadas que são empurradas contra o chão, lançando-as em seus saltos giratórios. Eles também descobriram que os colêmbolos quase sempre viajam para trás ou para o lado, nunca para frente.
“Leva apenas um colêmbolo globular de um milésimo de segundo para dar um salto mortal no chão e eles podem atingir uma taxa de pico de 368 rotações por segundo”, disse Smith. “Eles aceleram seus corpos em um salto aproximadamente na mesma proporção que uma pulga, mas além disso eles giram. Nenhum outro animal na Terra dá um salto mortal mais rápido do que um colêmbolo globular”.
Uma explicação em vídeo desta pesquisa pode ser encontrada aqui: https://youtu.be/BUlT4b6BCdw