The news is by your side.

Fazendeiro é multado em R$ 50 milhões por queimar área equivalente 10,5 mil campos de futebol

0

Da Redação

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou, no último dia 27 de agosto, uma multa de R$ 50 milhões ao proprietário de uma fazenda no município de Poconé (104 km de Cuiabá) por ter causado um incêndio que devastou mais de 7.500 hectares de vegetação nativa do bioma Pantanal. A área equivale a 10.500 campos de futebol.

Agentes ambientais do Instituto constataram o ilícito ambiental com uso de imagens de satélite e análise geoespacial. A área afetada pelo fogo foi embargada e só poderá ser reutilizada após processo de restauração ambiental, que é de responsabilidade do infrator.

A multa foi aplicada no âmbito da Operação Apoena, que é resultado da união de esforços das Divisões Técnico-Ambientais (Ditecs) com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), sob a gestão da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), do Ibama, para a prevenção e a fiscalização de incêndios florestais.

O objetivo é agir ostensivamente, com vistorias diárias aos focos de calor que surgirem nas áreas prioritárias (biomas Pantanal e Amazônico), na tentativa de coibir o uso irregular do fogo e, consequentemente, prevenir os incêndios florestais.

O bioma Pantanal é a maior planície contínua inundável do planeta e compõe a Bacia do Rio do Prata, respondendo por parte representativa da biodiversidade da América do Sul. A região do bioma tem importância ecológica reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, bem como pela Constituição Federal Brasileira, como sítio de Patrimônio Nacional.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação