The news is by your side.

Abismo de Hranice: A caverna de água doce mais profunda da Terra

0

Da Redação

 

O Abismo de Hranice, na República Theca, é a caverna de água doce mais profunda conhecida no mundo. Os geólogos acham que ela poderia se estender por mais de 1 quilômetro abaixo da superfície da Terra, de acordo com um estudo de 2020 no Journal of Geophysical Research: Earth Surface.

O Abismo de Hranice desafia uma crença científica de longa data de que cavernas profundas se abrem de baixo para cima, com água subterrânea quente e ácida subindo e dissolvendo o leito rochoso. Em vez disso, as evidências mostram que a água esculpiu a caverna de cima para baixo, informou a Live Science.

Os cientistas descreveram o Abismo Hranice – “Hranická propast”, em tcheco – pela primeira vez em 2016, depois de realizar vários mergulhos dentro da caverna. Os pesquisadores então implantaram um veículo operado remotamente (ROV) para explorar os cantos que os mergulhadores não conseguiam alcançar e mediram uma profundidade máxima de 473,5 metros, de acordo com o estudo de 2020.

Isso estabeleceu o Abismo de Hranice como a caverna de água doce mais profunda do mundo, superando o Pozzo del Merro, na Itália, que desce 392 metros abaixo da superfície. No entanto, a profundidade registrada foi limitada pelo comprimento de um cabo de comunicação de fibra óptica conectado ao ROV.

O estudo de 2020 usou métodos de gravidade e imagem sísmica para investigar a verdadeira extensão do Abismo de Hranice. Os resultados sugeriram que a caverna tinha mais de duas vezes a profundidade do que o ROV havia ido anteriormente – e profunda o suficiente para caber no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, que tem 828 metros de altura.

Seção transversal do Abismo de Hranice. Foto: AGU/Klanica

 

A abertura do Abismo de Hranice é uma cavidade inclinada com um pequeno lago no fundo, de acordo com o último estudo. A parte subaquática da caverna é um cilindro vertical irregular que varia de 10 a 30 metros de diâmetro. As temperaturas da água na caverna variam entre 14,5 a 18,8 graus Celsius, dependendo da época do ano.

Seção transversal geológica conceitual através do Abismo de Hranice e do Carpathian Foredeep. Foto: AGU/Klanica

 

O mapeamento estendido também revelou que o fundo da caverna está conectado a um sumidouro “fóssil” próximo chamado Carpathian Foredeep. Este sumidouro, que fica a cerca de 2 km da entrada da caverna, se abriu há cerca de 19 milhões de anos e foi posteriormente preenchido com sedimentos, o que significa que não é visível na superfície hoje.

O Abismo de Hranice se formou após o sumidouro, entre 16 milhões e 14 milhões de anos atrás, quando a água na superfície começou a se infiltrar em rochas solúveis, como calcário. Isso criou uma cavidade que se aprofundou com o tempo, formando um canal através do qual a água fluía da superfície para o fundo do sumidouro. Mas quando os sedimentos finalmente bloquearam a abertura dentro do sumidouro, a água começou a se acumular dentro do canal, abrindo caminho para a caverna se encher de água.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação