Suplemento de vitamina K retarda o câncer de próstata em camundongos
Da Redação
Uma nova descoberta aponta para uma solução potencialmente inovadora para o câncer de prostata. O professor Lloyd Trotman da Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) descobriu que o suplemento pró-oxidante menadiona retarda a progressão do câncer de próstata em camundongos, informou o EurekAlert!. O suplemento é um precursor da vitamina K, comumente encontrada em folhas verdes.
Em 2001, um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos EUA procurou determinar se um suplemento antioxidante de vitamina E poderia tratar ou prevenir com sucesso o câncer de próstata. O teste envolvendo 35.000 homens foi planejado para durar até 12 anos. No entanto, depois de apenas três anos, os participantes foram instruídos a parar de tomar seus suplementos. Não apenas a vitamina E falhou em retardar ou prevenir o câncer de próstata – mais homens que tomavam o suplemento começaram a contrair a doença.
Diante dos resultados, Trotman pensou: ‘Se um antioxidante falhasse, talvez um pró-oxidante funcionasse’. Suas novas descobertas em camundongos mostram exatamente isso.
Quando camundongos com câncer de próstata recebem menadiona, isso atrapalha os processos de sobrevivência do câncer. A equipe de Trotman descobriu que a menadiona mata as células cancerígenas da próstata, esgotando um lipídio chamado PI (3) P, que funciona como uma etiqueta de identificação. Sem ele, as células param de reciclar os materiais recebidos e, eventualmente, explodem.
“É como um centro de transporte, como o JFK [Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque]. Se tudo o que entra for imediatamente desidentificado, ninguém sabe para onde os aviões devem ir em seguida. Coisas novas continuam chegando e o hub começa a inchar. Isso acaba levando à explosão da célula”, explica Trotman.
Isso faz com que a progressão do câncer diminua significativamente em camundongos. Trotman agora espera ver o experimento traduzido em estudos-piloto em pacientes humanos com câncer de próstata:
“Nosso grupo-alvo seriam homens que fazem biópsias e têm uma forma precoce da doença diagnosticada. Nós nos perguntamos se eles começarem a tomar o suplemento, se seríamos capazes de retardar essa doença.
Surpreendentemente, a pesquisa de Trotman sugere que a menadiona também pode ser eficaz contra a miopatia miotubular, uma condição rara que impede o crescimento muscular em meninos. Os diagnosticados raramente vivem além da primeira infância. O laboratório de Trotman descobriu que o esgotamento do PI (3) P com menadiona pode dobrar a vida útil de camundongos com essa condição.
Se os resultados se mantiverem em humanos, isso significaria que os homens com câncer de próstata podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida e mais tempo com suas famílias. Também pode significar mais tempo precioso para crianças nascidas com uma doença incurável.