Rara faca de gladiador romano é descoberta na Muralha de Adriano
Reuters
Um cabo de faca romano de 2.000 anos em forma de gladiador que foi descoberto no norte da Inglaterra será exibido ao público pela primeira vez, disse a instituição de caridade English Heritage nesta sexta-feira (15).
Dois pesquisadores encontraram o objeto bem preservado em 1997 no rio Tyne em Corbridge, perto da Muralha de Adriano, a fortificação de 117 quilômetros construída pelos romanos para defender os limites do norte de seu império. Ele foi doado ao English Heritage este ano.
O cabo de liga de cobre, parte de uma faca dobrável, provavelmente foi usado como lembrança, refletindo o status de celebridade que os gladiadores desfrutavam enquanto lutavam em arenas para o entretenimento do público, disse o English Heritage.
“Este cabo de faca lindamente feito é uma prova de quão difundida era essa cultura de celebridades, chegando até a Muralha de Adriano, nos limites do Império Romano”, disse a arqueóloga Frances McIntosh.
Cerca de dois milênios depois, o fascínio perdurou, destacado pela sequência do filme Gladiador lançada na sexta-feira.
Apenas o segundo cabo de faca romana encontrado na Inglaterra, retrata um secutor musculoso e canhoto, uma classe de gladiadores que lutava com uma espada curta e um escudo pesado.
O fato de o secutor ser canhoto é incomum, já que os romanos o consideravam azarado, disse McIntosh, ao ponto de a palavra latina para canhoto – sinistro – ter passado a implicar desonestidade ou malícia.
“Isso pode significar que é um gladiador muito específico, real e verdadeiro que este cabo de faca está retratando”, disse McIntosh, que é curadora de coleções do English Heritage para a Muralha de Adriano e o Nordeste.
Outros objetos de gladiadores encontrados na Inglaterra incluem frascos de vidro, que conteriam perfume e água com infusão de açafrão para borrifar nos espectadores, e um pedaço de vidro com um leopardo pintado sobre ele, que se acredita representar uma venatio ou caça de animais.
O cabo da faca será exibido no local romano de Corbridge em 2025.