Notas do Enem 2024 são divulgadas; veja como acessar
Da Redação
O Inep anunciou nesta segunda-feira (13) a liberação das notas do Enem 2024, que já estão disponíveis na “Página do Participante”. Com a divulgação dos resultados, os alunos têm a oportunidade de se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que estará aberto de 17 a 21 de janeiro, permitindo que concorram a vagas em universidades federais.
Em sequência, a inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também serão abertas e os alunos utilizaram as notas do Enem para concorrerem a bolsas de estudos e financiamentos nas instituições de ensino particulares.
A edição do ano passado ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro, com 180 questões distribuídas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação cujo tema foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Acesse AQUI a página do participante e confira sua nota.
O Ministério da Educação já divulgou o cronograma oficial do Sisu 2025, por meio do Edital nº 35/2024, publicado no Diário Oficial da União em 26 de dezembro.
Confira as principais datas
- Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Divulgação da chamada regular: 26 de janeiro de 2025
- Matrícula ou registro acadêmico: de 27 a 31 de janeiro de 2025
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
Fies
O Enem também é uma das exigências do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa que oferece empréstimos a alunos que não podem arcar com o valor total das mensalidades.
As inscrições ainda não foram abertas, mas o candidato deve ficar atento ao edital disponível no site do MEC para não perder os prazos.
Descontos em universidades
O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em universidades particulares para os estudantes que realizaram o Enem.
Podem participar apenas alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas em escolas particulares. As inscrições para o processo seletivo ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo.