Vigilância Sanitária autoriza comercialização da água mineral Kanindé
Da Redação
A Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso autorizou a retomada da comercialização da água mineral Kanindé após a empresa realizar a correção de todas as irregularidades constatadas anteriormente. Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) suspendeu a comercialização e o consumo do garrafão de 20 litros da água mineral envasada Kanindé em todo o território de Mato Grosso.
A medida foi adotada após inspeção sanitária de rotina nas instalações da referida empresa. As análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) demonstraram a presença de coliformes totais nas amostras do lote 42 da água mineral envasada Kanindé.
Na ocasião, a empresa afirmou que amostras do Lote 42, analisadas pelo Lacen, também foram analisadas por laboratórios acreditados no INMETRO, não sendo encontradas irregularidades.
A empresa disse ainda que solicitou ao Lacen coleta de alíquota complementar das mesmas amostras analisadas pelo laboratório para que estas fossem analisadas por laboratórios acreditados no INMETRO, mas o pedido foi negado pela repartição.
Nesta sexta-feira (17), após a realização de novas análises, a Vigilância Sanitária Estadual verificou “que o produto está em conformidade com os padrões sanitários vigentes e não apresenta riscos à saúde dos consumidores”.
“As novas análises mostraram que a empresa corrigiu todas as irregularidades e que o produto já está apto para ser comercializado e consumido normalmente”, declarou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.
A Nota Técnica foi encaminhada aos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso, que têm a responsabilidade de divulgar as informações técnicas às Vigilâncias Sanitárias Municipais das áreas de abrangência, de forma a efetivar a suspensão local do comércio do produto.