A lei que determina o banimento do TikTok nos Estados Unidos, caso a chinesa ByteDance não vendesse o aplicativo, está programada para entrar em vigor neste domingo, após a Suprema Corte decidir pela manutenção da legislação, recusando recurso da empresa. Mas, pouco antes do início do dia de hoje e do fim do prazo para encontrar um comprador de sua operação nos EUA, o TikTok tornou seu aplicativo inacessível. Com início da proibição, Apple e Google já removeram o app de suas lojas de aplicativos nos EUA, informou O Globo.
De acordo com a legislação sancionada pelo presidente Joe Biden no ano passado, a ByteDance precisa encontrar um comprador para suas operações nos EUA ou enfrentar o encerramento das atividades da plataforma no país a partir de 19 de janeiro.
A lei entra em vigor um dia antes da posse de Donald Trump, que estará no centro do processo, seja ao suspender a proibição por mais 90 dias ou aprovar um acordo que atenda às preocupações de segurança nacional do governo americano.