The news is by your side.

Após vandalismo e sabotagem, câmeras são instaladas nas unidades do DAE-VG

0

Da Redação

 

A prefeitura de Várzea Grande está implementando um amplo sistema de monitoramento para reforçar a segurança das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Centrais de Captação do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). A iniciativa busca evitar e coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagens, que têm comprometido o abastecimento de água na cidade.

A instalação das câmeras de segurança está sendo conduzida pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que tem uma equipe dedicada exclusivamente a essa missão. O processo teve início na quarta-feira (19), na Central de Captação da Guarita, mas devido às fortes chuvas, a instalação precisou ser adiada. Já na quinta-feira (20), os trabalhos foram retomados e a primeira câmera entrou em fase de configuração, permitindo monitoramento em tempo real, tanto pelo DAE quanto pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).

Na próxima terça-feira (25), a Central de Captação do Chapéu do Sol também receberá um sistema de vigilância. Importante ressaltar que, após a instalação, as câmeras precisam passar por um processo técnico de configuração para garantir o funcionamento contínuo 24 horas por dia.

Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação serão contempladas com o sistema de segurança, sendo que parte dos equipamentos já está em trânsito de São Paulo para Várzea Grande. Dessa forma, a prefeitura irá avançar com as instalações de maneira gradativa, à medida que os novos dispositivos chegarem ao município.

Além da instalação inicial das câmeras, a prefeitura e o DAE estão trabalhando na adesão ao programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A iniciativa permitirá que Várzea Grande conte com um sistema de vigilância ainda mais robusto, incluindo tecnologia avançada de monitoramento, com gravação noturna, identificação facial e alcance de até 60 metros.

Caso de polícia

Na semana passada, a prefeita Flávia Moretti (PL), oficializou, durante reunião com o governador Mauro Mendes (União), os casos de furtos, vandalismos e sabotagens ao sistema de abastecimento da água na cidade. Imediatamente, o Chefe do Executivo estadual cobrou prioridade nas investigações que apuram esses crimes. Na ocasião, ele entrou em contato com o secretário de Segurança, César Roveri, e com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, para que a investigação seja conduzida da forma mais célere possível.

“Fiquei muito preocupado com os boicotes, com a sabotagem que está acontecendo no sistema de água. Isso é muito grave. Estamos dando prioridade nas investigações para descobrir quem está sabotando o sistema de água e complicando a vida do cidadão de Várzea Grande”, afirmou ele, lembrando que o governo chegou a destinar, em anos anteriores, mais de R$ 26 milhões para a construção da ETA do Pari.

A prefeitura de Várzea Grande segue firme na força-tarefa para normalizar o abastecimento de água no Município e garantir que a infraestrutura do DAE opere com segurança. A instalação das câmeras é mais um passo importante para evitar prejuízos e manter o fornecimento regular de água à população.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação