Da Redação
O Governador Mauro Mendes (DEM) entregou R$1,8 milhão de bonificação aos 15 municípios que mais vacinaram contra a covid-19, em evento realizado nesta quinta-feira (18). Disse que o prêmio Imuniza mais MT continuará em 2022 e englobará as 12 vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prêmio recebido deverá ser aplicado, estritamente, na saúde e atenção básica.
Mauro afirmou que a premiação de municípios e servidores ocorrerá durante todo o seu mandato e um dos critérios é a meritocracia.
Destacou que as festas de fim de ano estão se aproximando e alguns cuidados devem ser mantidos, apesar do aparente estado de normalidade.
Atribuiu a redução nos casos de covid-19 ao avanço da vacinação, “As mortes que estão acontecendo são de pessoas que não vacinaram. Pessoas que tomaram a primeira dose e não tomaram a segunda. Ou não tomaram nenhuma. Falar de carnaval ainda está um pouco distante, mas hoje estamos tendo vida praticamente normal. A única diferença é que estamos todos usando máscaras e isso é importante”.
Quanto ao uso de máscara, Mendes garantiu que qualquer mudança será feita após orientação de órgãos de pesquisa. “Não vamos fazer isso como uma decisão puramente política. O estado vai manter essa recomendação, mas vamos avaliar isso semana a semana. Manter o uso de mascara e estado de vigília, para que não ocorra o que está acontecendo na Europa. Não haja um repique agora, como o que está assustando os europeus”, afirmou.
Confira municípios premiados:
Planalto da Serra
Nova Brasilêndia
Torixoréu
Cocalinho
Porto dos Gaúchos
Campos de Júlio
Nova Ubiratã
Paranaíta
Jaciara
Nova Xavantina
Poconé
Campo Verde
Rondonópolis
Lucas do Rio Verde
Primavera do Leste