Da Redação
A FS Energia lançou a construção da terceira planta para produção de etanol de milho e nutrição animal em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá). A nova usina terá capacidade de produzir 585 milhões de litros de etanol por ano. A previsão é que a obra seja concluída em 2023. A empresa estima a criação de cerca de 8 mil empregos indiretos durante as fases de obras e 500 empregos diretos e indiretos durante o funcionamento da usina.
As obras que já iniciaram há cerca de dois meses deve ficar concluídas em junho de 2023 junto com a safra de milho. Ao todo são investidos R$ 2,3 bilhões. A empresa tem outras usinas em Lucas do Rio Verde e Sorriso e colabora em tornar Mato Grosso o maior produtor de etanol de milho do país.
O governador Mauro Mendes participou do lançamento das obras de construção da nova usina FS Energia no município.
“É um investimento que vai impactar toda essa região e o Governo de Mato Grosso fica muito feliz, porque eles são um exemplo de empresa que traz tecnologia, coopera para o crescimento do Estado e entra numa cadeia importante que é a transformação, a agregação de valor a produtos primários do nosso agronegócio.”, avaliou Mauro Mendes.
O ceo da FS Energia, Rafael Abud, que a companhia escolheu Primavera do Leste do que outras três potenciais cidades para implantação da terceira planta por ser a maior segunda região de produção de grãos, depois do eixo da BR-163 – Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, e também pela logística.
“É uma matriz de análise muito extensa para tomada da decisão, mas a logística de Primavera do Leste é muito favorável, está mais próxima da ferrovia e também a outra ferrovia estadual vai passar pela cidade e perto da usina. O nosso mercado é no sudeste e o escoamento fica favorável, além disso temos muito clientes de nutrição animal na região de Primavera”.