Escolher entre as tecnologias presentes no mercado não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de um item usual como uma geladeira. A tecnologia frost free é muito difundida, está presente em quase todos os modelos de geladeiras e facilita muito o trabalho dentro da cozinha. O refrigerador que conta com congelador com gelo nas paredes é chamado de defrost. Como o refrigerador é um eletrodoméstico indispensável, veja as diferenças entre os modelos defrost e frost free:
Limpeza da geladeira
Sem frost free – Requer alguns cuidados especiais com o descongelamento, que deve ser efeito ao menos 2 vezes ao ano e depois uma limpeza com sabão. O funcionamento e os gastos do equipamento dependem dos descongelamento, que acaba afetando o trabalho das tubulações;
Com frost free – A limpeza não precisa ser feita com periodicidade, pois não existe a formação de gelo. Somente quando cair uma sujidade é preciso passar um pano com sabão neutro, ela elimina todo o trabalho que envolve o descongelamento e ainda não deixa cheiro.
Preço para compra
Sem frost free – Costuma ser muito mais acessível, é o modelo ideal para quem deseja poupar na hora de comprar. A maioria das geladeiras convencionais são de uma porta e pequeno porte;
Com frost free – Apesar de ser mais alto o custo, o valor tem seu retorno garantido na facilidade de ter um equipamento moderno e que não demanda muito tempo para limpar.
Modelos
Sem frost free – Os modelos sem o frost free são bastante limitados, pois todos os designs novos contam com o fator tecnológico, assim as pessoas que preferem o convencional ficam com opções reduzidas;
Com frost free – A geladeira frost free possui todos os modelos que fazem sucesso e surgem, como a inverse, duplex, side by side, com tela, com filtro e muitos outros.
Tempo de refrigeramento
Sem frost free – Leva um tempo maior para gelar, mesmo com a presença de gelo em seu interior, em contrapartida ele economiza energia elétrica com o processo lento;
Com frost free – Gela com bastante rapidez, graças ao deslocamento do ar frio dentro do freezer sem os impedimentos do gelo nas paredes.
Consumo de energia
Sem frost free – Gasta menos no final do mês, devido a simplicidade de seu sistema;
Com frost free – Gasta mais em energia elétrica, mas realiza todo o processo mais rápido e com eficiência.
Qual modelo escolher
Se para alguns o importante é ter um aparelho refrigerando, outros preferem um que seja totalmente funcional e supra as necessidades do local. Por isso, é preciso revisar as questões listadas e optar pelo que convém com seu modo de viver.
Uma pessoa que deseja economizar, pode usar uma geladeira defrost convencional, para ter gastos menores na compra e com a energia. Já quem deseja um modelo moderno e com todos os recursos tecnológicos, prefere optar por uma geladeira frost free.
Portanto, não existe o melhor modelo, existem equipamentos diferentes que são ideais para um tipo de cozinha e necessidade.