Reuters
Uma rara forte nevasca cobriu Jerusalém, parte do norte de Israel e áreas montanhosas na Cisjordânia fechando estradas e escolas.
Os fiéis tiveram que se arrastar por centímetros de neve para chegar aos locais sagrados na Cidade Velha murada de Jerusalém, incluindo o Domo da Rocha coberto de neve e o Muro das Lamentações.
A neve pesada é rara na cidade, então as crianças saíram às ruas para ver os flocos caindo e jogando bolas de neve umas nas outras.
Abed Shabany, 39, levou seus dois filhos para brincar em uma colina com vista para Jerusalém. Enquanto ele dava ré em seu jipe por centímetros de lama, outros pais se mantinham aquecidos preparando café em botijões de gás.
“Não vejo nada assim há anos”, disse ele. “Não há escola hoje, então eu só estou andando com as crianças fazendo bonecos de neve e bolas de neve. Acho que é um bom sinal. Será um bom ano, espero”.
Os catadores municipais estavam no centro da cidade, cortando galhos quebrados e perigosos, com muito menos tráfego nas estradas do que o normal.
A polícia fechou várias estradas principais que levam a Jerusalém e os serviços de ônibus dentro da cidade foram suspensos.
Ao longo da noite, 210 limpa-neves trabalharam para limpar as ruas da cidade, disse o prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, à Rádio do Exército de Israel. A neve se acumulou até uma altura de cerca de 20 centímetros, de acordo com a mídia israelense.
Antes de chegar a Jerusalém, a tempestade de inverno varreu a região do Mediterrâneo, da Grécia à Turquia e à Síria.