Global Japão
A ANA Holdings Inc. se unirá à startup norte-americana Joby Aviation Inc. para operar serviços de táxi aéreo no Japão, disseram as empresas na terça-feira (15).
As empresas trabalharão juntas em operações de voo, gerenciamento de tráfego, desenvolvimento de infraestrutura e treinamento de pilotos para táxis voadores, disseram em um comunicado conjunto.
A Joby Aviation pretende lançar um serviço de táxi aéreo em 2024. Está desenvolvendo uma aeronave totalmente elétrica de cinco lugares que pode decolar e pousar verticalmente com alcance máximo de 241 quilômetros e velocidade máxima de 321 km por hora.
“Ser capaz de fornecer (nossos clientes) a opção de viajar rapidamente – e de forma sustentável – de um aeroporto internacional para um local no centro da cidade é muito atraente”, disse o vice-presidente executivo da ANA Holdings, Koji Shibata, em um comunicado à imprensa.
A ANA segue a Toyota na parceria com a fabricante de aeronaves elétricas dos EUA. A maior montadora do mundo em volume disse em 2020 que investiu US$ 394 milhões na Joby Aviation para compartilhar sua experiência em fabricação de automóveis e tecnologia de eletrificação para ajudar a produzir em massa a aeronave elétrica.