O vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou projeto de lei para que seja incluída na grade curricular de todas as séries do ensino médio de Cuiabá a disciplina de educação financeira. A proposta tem como objetivo preparar o jovem para a administração de seus recursos, bem como a consciência da responsabilidade financeira na fase adulta.
“A propositura mostra-se fundamental diante da crise econômica no país, garantindo que o estudante possa ter acesso a noções da sua relação de consumo a incutir em seu comportamento e qualidade de vida, possibilitando uma nova cultura de consumo na sociedade”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.
A disciplina de educação financeira deverá ser ministrada obrigatoriamente por profissional de contabilidade com inscrição principal ou suplementar ativa no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso. Além disso, terá na sua grade curricular conhecimentos sobre a legislação fiscal e tributária da União, Estado e do Município. Os alunos também vão aprender sobre a arrecadação, finalidade e destinação correta de cada tributo e a importância da arrecadação de tributos pelo Poder Público.
O parlamentar ainda lembra da importância do jovem aprender sobre declaração de imposto de renda, questões contábeis e fiscais de pessoas físicas e micro empreendedores. “O jovem brasileiro assume cada vez mais o protagonismo na sociedade, sinalizando a necessidade de prepará-los e conscientizá-los com relação à educação financeira. A propositura atende ainda a necessidade de ampliar o mercado de trabalho para os profissionais do setor de contabilidade do município de Cuiabá”, diz o projeto.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar.
Aceitarconsulte Mais informação