97 cidades de MT estão com alerta laranja para chuvas fortes
Da Redação
A Defesa Civil Estadual emitiu alerta laranja a 97 municípios de Mato Grosso, que além de chuvas intensas há a probabilidade para tempestade, com chuvas de 30 a 60 mm por hora, acompanhadas de ventania de 60 a 100 km por hora, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM Luís Cláudio Cruz, a população deve ficar atenta, pois “com essa previsão de chuva também existe o risco de interrupção de energia elétrica, queda de árvores, além de inundações”.
Os moradores podem receber via SMS os alertas sobre chuvas, incluindo, os riscos de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. O cadastro é gratuito, bastar enviar um SMS para o número 40199 com CEP do local.
O serviço é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.
A Energisa informa que mantém o estado de alerta por causa da previsão e incidência de temporais em Mato Grosso.
A situação é mais crítica no sul, onde um forte temporal afetou o fornecimento de cinco mil imóveis em Rondonópolis.
No município de Diamantino, apesar dos estragos gerados pela chuva, apenas 25 casas ficaram sem energia. O problema foi gerado por enchentes na região.
A concessionária pede o apoio da população neste momento, evitando situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. E em caso de algum dano a rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento.