Da Redação
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou neste sábado, 26, que tem duas aeronaves preparadas para possível resgate de brasileiros refugiados da Ucrânia. Os aviões são modelo KC-390 Millennium, segundo a FAB.
Atualmente, as aeronaves estão em Anápolis (GO). Por ora, o Ministério das Relações Exteriores não revelou como e quando a evacuação dos brasileiros será feita. O Poder Executivo monitora com preocupação a guerra na Europa.
Segundo o governo federal, o transporte já foi utilizado em outras missões humanitárias: uma de assistência a vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e outra no pós-terremoto de agosto de 2021, no Haiti.
O Itamaraty informou não haver abrigos em Kiev contra bombardeios. As estações de metrô da capital ucraniana estão sendo utilizadas desta forma. Segundo o ministério, há 500 brasileiros na Ucrânia. Desses, considera que uma parte já deixou o país.
Na madrugada deste sábado (26), a Embaixada do Brasil em Kiev orientou os brasileiros a irem para a Estação Central de Kiev. Segundo a embaixada, havia a confirmação de pelo menos um trem de remoção de civis para Lviv. Esse trem teria saído da plataforma às 9h da manhã (horário local).