MT quer deixar a 22º pior educação pública e passar para as 5 melhores do país
Da Redação
Mato Grosso está classificado como a 22ª pior educação pública entre os 26 estados e o Distrito Federal. Mesmo os professores recebendo entre os 10 salários mais altos do país, o Governo do Estado está investindo em material escolar, infraestrutura treinamento, qualificação para colocar o estado entre as 10 melhores do país em educação pública nos próximos 5 anos. Já no prazo de 10 anos, estar entre as 5 melhores.
“Estamos fazendo aquilo que nós acreditamos, que a ambiência escolar é fundamental pra estimular professores e alunos a desenvolver ali uma melhor qualidade do ensino. Dentro dessa estratégia, nós estamos ajudando as prefeituras porque o transporte escolar é compartilhado. O Estado financia isso R$ 3,5 por quilômetro rodado de cada ônibus”, disse.
O Governo entregou ônibus escolares na tarde de segunda-feira (30) a 40 prefeituras e próximas semanas novos veículos serão entregues. Até o final do ano, a meta é entregar e torno de 600 ônibus, renovando 50% da frota.
Mauro Mendes destacou que em 2019, no primeiro ano de gestão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tinha cerca de R$ 2 milhões para investimento e a pasta estava endividada e sucateada. O governador também lamentou que os dois anos de pandemia não conseguiu colocar em prática o que achava necessário para melhorar a educação.
“As nossas escolas ficaram fechadas, mas durante três anos nós não conseguimos fazer muito daquilo que nós acreditávamos que era possível fazer. No primeiro ano, por falta de recursos, nos dois anos em função da pandemia que atrapalhou muito a educação do Mato Grosso, do Brasil e de todo mundo. Agora estamos fazendo os investimentos”.