Da redação
Morreu na madrugada desta sexta (24), aos 80 anos, em Curitiba-PR, Nilo Roberto Neves, lateral-esquerdo do Internacional de Porto Alegre e do Coritiba, nos anos 60 e 70, e primeiro técnico campeão estadual da primeira divisão por um clube de Mato Grosso.
Com a saúde debilitada há alguns meses, Nilo passou por cirurgia cardíaca no ano passado e desde então se utilizava de uma cadeia de rodas para se locomover.
Nascido em Porto Alegre em 2 de novembro de 1942, Nilo começou a carreira nas categorias de base do Sport Club Internacional. Ele foi um dos destaques da equipe do Coritiba. Ganhou cerca de cinco títulos estaduais pelo Coritiba. Pendurou as chuteiras no Palmeiras, de Santa Catarina, aos 32 anos.
A partir daí, virou treinador. Comandou as divisões inferiores do Colorado gaúcho e, como profissional, assumiu os principais times de Mato Grosso (Sinop, Operário e Barra do Garças), além de clubes do interior do Paraná, como o Rio Branco.
Pai de três filhos, Nilo era casado com Eunice Costa Neves e também ficou conhecido por ter revelado o goleiro Rogério Ceni, em Sinop, em 1989, onde sagrou-se campeão Estadual, sendo o primeiro técnico campeão por um clube do interior do Estado.
Nilo festejou o título estadual pelo Sinop, e um da Série C do Campeonato Brasileiro, que levou o Barra do Garças à Série B, em 1993.